Vaticano

CNBB

LITURGIA Diária

Igreja do Brasil se prepara para a Campanha da Fraternidade 2024

O ano de 2024 marca os 60 anos de mobilização da Campanha da Fraternidade em todo o Brasil.

Izavel Fidelis – Brasília

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dará início no dia 14 de fevereiro a Campanha da Fraternidade 2024. Coincidindo com o tempo da quaresma, a campanha desse ano tem como tema “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

De acordo com o secretário executivo de Campanhas da CNBB nacional, padre Jean Poul Hansen, o tema da campanha deste ano foi escolhido dois anos antes, ou seja, no inicio de 2022.

“A campanha da fraternidade há 60 anos é um projeto nacional de conversão pessoal, comunitária e social que a igreja do Brasil propõe às pessoas de boa vontade no tempo na quaresma. Aonde nenhum outro projeto da CNBB chega, a Campanha alcança”, afirma.

Ainda de acordo com o padre, a campanha lembra a importância de abordar o tema da amizade social com base na encíclica Fratelii Tutti, escrita pelo papa Francisco e publicada em outubro de 2020. De acordo com o padre Jean, o documento é precisamente “o pano de fundo de toda a reflexão da Campanha da Fraternidade de 2024”.

Os preparativos para a abertura da CF 2024 já estão em andamento. Todos os dezenove regionais da CNBB se prepararam por meio do seminário nacional ocorrido em Brasília no ano passado, onde foram formadas lideranças diocesanas a fim de chegar a reflexão da campanha a várias localidades brasileiras.

A abertura oficial será na quarta-feira de cinzas, em Brasília, na sede da CNBB e também no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, no dia 18 de fevereiro, primeiro domingo da quaresma.

Os materiais para a CF 2024, como o texto-base, o cartaz e outros subsídios já estão disponíveis para aquisição no site: campanhas.cnbb.org.br