Vaticano

CNBB

LITURGIA Diária

No dia 10 de abril, iniciou em Aparecida, interior de São Paulo, a 61ª edição da Assembleia Geral da CNBB. Esta edição comemorativa, celebra os 60 anos da Campanha da Fraternidade realizada a nível nacional.

Este ano, a AG, como é chamada, conta com a presença dos cardeais, os arcebispos, os bispos diocesanos, auxiliares e coadjutores, além dos bispos eméritos, administradores diocesanos e representantes de organismos e pastorais da Igreja, que são convidados. A Igreja Católica no Brasil possui 279 circunscrições eclesiásticas. O número de bispos no país é de 486, dos quais 318 estão no exercício do governo pastoral de alguma Igreja Particular e outros 168 são bispos eméritos.

Nosso Regional conta com a presença dos bispos diocesanos – aqueles que estão a frente de uma diocese, dos eméritos – Dom Adriano Ciocca e Dom Romualdo Kujawski, que se “aposentaram” por idade canônica (75 anos), e dos monsenhores Lúcio Nicoleto e Carlos Henrique Silva Oliveira, que ainda serão ordenados bispos e que irão tomar afrente da Prelazia de S. Felix e Diocese de Tocantinópolis, respectivamente. Eles contam com a assistência de Pe. Heldeir Carneiro, secretário executivo do Regional Norte 3.

Os dois primeiros dias da AG foram de retiro, pregado por Dom Pietro Cardeal Parolin, Secretário de Estado do Vaticano. Ao fim do retiro, os bispos Dom Danival Milagres, auxiliar de Goiânia, o bispo mais jovem em idade e episcopado (com algumas poucas semanas de ordenação), e Dom Fernando José Penteado, bispo emérito de Jacarezinho (PR), o bispo mas velho na AG, presentearam com uma lembrança de sua participação, o Cardeal Parolin

Numa rotina de orações e trabalhos, a 61º AGCNBB vai até o dia 19 de abril.