Vaticano

CNBB

LITURGIA Diária

Neste sábado, 13 de abril de 2024, o arcebispo de Santa Maria, presidente da Comissão Episcopal Bíblico-Catequética da CNBB, dom Leomar Brustolin, presidiu a Celebração de Instituição do Ministério do Catequista, durante a 61ª Assembleia Geral da CNBB. A celebração foi a primeira missa no Brasil na qual foram instituídos no ministério 19 catequistas representando todos os regionais da CNBB.

Dom Leomar em sua homilia apresentou a importância do ministério do Catequista na atualidade e seu papel fundamental para a propagação da Palavra de Deus. Durante a reflexão, ele destacou a necessidade de fortalecer o anúncio do Evangelho e o acompanhamento das pessoas na comunidade cristã, citando a exortação apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco. Ele ressaltou a importância de reconhecer a presença de Jesus em meio às adversidades da vida, fazendo referência ao relato bíblico da travessia do Mar da Galileia.

Ainda na homilia, também, enfatizou o papel fundamental dos catequistas na evangelização, mencionando a instituição desse ministério pelo Papa Francisco através do Motu próprio Antiquum Ministerium. Dom Leomar expressou sua gratidão aos 19 catequistas presentes na celebração, representantes dos 19 regionais da CNBB e reconheceu a diversidade de contextos em que atuam, desde comunidades indígenas até o trabalho com pessoas com deficiência.

Por fim, o bispo convidou os novos catequistas a rezar pelos que os convidaram para esse ministério, suas famílias e suas comunidades de origem. Ele os encorajou a seguir firmes em sua vocação, confiando na presença constante do Senhor em suas vidas. Durante a Celebração os catequistas escolhidos receberam símbolos que expressam a caminhada para a vida de Ministros da Catequese.

Nosso Regional foi representado pela catequista Pollyene Sobrinho de Farias, da Paróquia S. Geraldo Magela, em Tabocão, Diocese de Miracema. Em live-entrevista ao Pe. Rafael Ferreira, Coordenador Regional da Pascom, ela contou, emocionada, como foi a seleção e a participação neste evento histórico no Santuário de Aparecida, e o sentimento de gratidão à sua familia, que sempre a apoiou nestes 16 anos de caminhada na Pastoral Catequética, à sua paroquia e a todos os catequistas do Regional Norte 3 representados nela neste dia. Você pode conferir a live-entrevista clicando em: https://www.instagram.com/p/C5tB0SwuC_1/

Texto e fotos: cnbb.com
Com colaboração de Jaison Alves (Sul 4) | Comunicação 61ª AG CNBB
Pe. Rafael Ferreira