Vaticano

CNBB

LITURGIA Diária

Convidado pelo  Regional Norte 3, Marcelo Cordeiro, mestre e doutor em administração e consultor em planejamento estratégico, que também é assessor da REPAM (Rede Eclesial Pan-amazonica), trouxe na manhã do dia 15, algumas reflexões a respeito da dinâmica de aprendizado do ser humano e das transformações as quais somos submetidos ao longo da vida. Para ilustrar, o assessor utilizou um vídeo sobre o dilema de Teseu (O paradoxo do navio de Teseu é um paradoxo de identidade que questiona se um objeto mantém a sua identidade quando as suas peças originais são substituídas).

Porque PLANEJAR?

Segundo Cordeiro, o planejamento nos põe em um lugar de humildade. O que precisamos fazer como pastoral, paróquia ou regional que ainda não estamos fazendo? O segundo ponto importante é a construção de consenso que o planejamento cria. Também o planejamento constrói um senso de audácia para sair do erro estratégico ou do comodismo para melhorar as práticas.

Provocados pela conferencia sobre planejamento, os participantes foram divididos em grupos e orientados a fazer um planejamento segundo o método provável-plausível-preferível. Após um tempo de conversa e escuta no Espirito, segundo a metodologia do recente Sínodo, os grupos apresentaram o fruto desta conversa.

Estes momentos de escuta  são fundamentais para que a Igreja do Regional Norte 3, em espirito sinodal mas com o respeito da liberdade da caminhada de cada diocese, possa diagnosticar forças e fraquezas que fazem parte da caminhada pastoral a partir de um diagnostico real.

Fotos: Luzia Vieira
Texto: Pe. Rafael Ferreira