Vaticano

CNBB

LITURGIA Diária

Bispos de todas as regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participaram do Conselho Permanente da entidade, que aconteceu de 1º a 3 de julho, na sede da Conferência, em Brasília. Dom José Moreira, bispo de Porto Nacional, representou o Regional Norte 3 no encontro. A reunião, a segunda do ano, contou com a presença da Presidência da CNBB, presidentes das Comissões Episcopais e representantes dos 19 Regionais, abordando diversos assuntos cruciais para a missão da Igreja no Brasil.

O núncio apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, dirigiu uma palavra aos bispos na manhã de terça-feira, no início do encontro. Em sua saudação, dom Giambattista destacou o trabalho conjunto em vista de renovar o compromisso de anunciar o Evangelho e a centralidade de Cristo, além de motivar as Igrejas particulares a promoverem iniciativas educativas para a promoção da paz e da não-violência.

No início da reunião, os vice-presidentes da CNBB recordaram a motivação do Papa Leão XIV aos bispos, feita na última semana, para que sejam “homens de esperança”. A mensagem do pontífice ressaltou que “quando o caminho do povo se torna mais penoso, o Pastor, pela virtude teologal, ajuda-o a não desesperar: não apenas com palavras, mas com a sua proximidade”.

Pautas e Deliberações

A pauta do Conselho Permanente foi extensa e incluiu importantes temas relacionados à atuação da Igreja. Os bispos analisaram conjunturas sociais e eclesiais e compartilharam experiências da 40ª Assembleia Geral do Conselho Episcopal Latino Americano e Caribenho (Celam), realizada no último mês no Rio de Janeiro, que celebrou os 70 anos do organismo continental.

Foram tratados também as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, as Campanhas da Fraternidade e da Evangelização, a participação da Igreja na Conferência do Clima (COP 30) e o Congresso Eucarístico Nacional. Os regionais e comissões tiveram espaço para compartilhar comunicações e informes relevantes.

Temas ligados à missão do Conselho Permanente de orientar e acompanhar a atuação dos organismos vinculados à Conferência Episcopal também foram abordados. Além disso, foram discutidos assuntos como as migrações e o novo contexto eclesial com a eleição do Papa Leão XIV.

A reunião, que seguiu na manhã da quarta-feira, 2 de julho, foi marcada pela partilha dos presidentes das Comissões Episcopais e dos Regionais da CNBB, que destacaram as principais ações, projetos e desafios da Igreja no Brasil em diversas áreas de atuação, sempre sob a inspiração do caminho sinodal.

 

Fotos e informações: Ascom CNBB