A 40ª Assembleia Anual do Conselho Missionário Nacional (COMINA) ocorreu entre os dias 14 e 16 de março, missionários de todo o Brasil se reuniram na sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias, em Brasília (DF), para partilhar experiências, fortalecer laços e traçar os próximos passos da missão evangelizadora no país. O encontro foi marcado pela atualização do Programa Missionário Nacional (PMN), reflexões sobre os aprendizados do 6º Congresso Missionário Americano (CAM6) e o planejamento para o CAM7. A Arquidiocese de Palmas e o Regional Norte 3 foram representados por Dom Pedro Brito Guimarães, bispo referencial para a Missão, e por Luzia Vieira, coordenadora do COMIRE Regional Norte 3.
Durante a Assembleia, foi anunciado que o 2ª Experiência Missionária Vocacional Nacional será realizado pela primeira vez em Palmas, nos dias 11 a 24 de janeiro de 2026. A Experiência Vocacional Missionária é um projeto construído pelos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISE Brasil), POM, CRB, e Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial. Segundo o João Vitor, coordenador Nacional do COMISE: “Esta Experiência tem como proposta por os pés a caminho, isso foi o que nos impulsionou a realizar esta experiência. A decisão que fosse em Palmas foi uma providência de Deus e o sopro do Espírito, estávamos procurando um local para realizar esta experiencia e então conversando com Dom Pedro Brito ele nos acolheu em Palmas com muita alegria e entusiasmo.”
A sua primeira edição foi realizada na Arquidiocese de Manaus em Janeiro de 2023 e contou com a participação de 300 pessoas, sendo seminaristas, bispos, padres e religiosos, também foi aberto para a Juventude Missionária participar. A Experiência é organizada principalmente o COMISE Brasil, o COMISE local e a diocese local que acolhe.
O evento é voltando especificamente para os seminaristas diocesanos e estudantes de casas religiosas masculinas, mas pode ser aberto para outros públicos caso a comissão organizadora decida.